22.6.10

Top 8: Livros memoráveis

Depois de mil anos abandonado, resolvi tirar meu blog do baú, pras milhares de pessoas que estão sentindo falta dele. Tentei começar alguns posts diferentes aqui, mas nenhum foi pra frente, é claro... E nem esse está indo.
Estou passando por uma fase de desinspiração poética/literária/ou seja lá o que for.
Então, vamos pra mais uma lista.

meus 8* livros favoritos:

A Cabana - William P. Young
De longe o livro que mais me fez chorar. Me fez ver com outros olhos o relacionamento do homem com Deus. Não vou discutir religião aqui, é claro... E é claro que é ficção, mas me ajudou a começar a entender como Deus age na vida das pessoas.

As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis
Tudo bem que eu ainda estou no quarto livro, mas já gostei muito. É um livro de criança, mas to amando. Não tenho talento nenhum pra contar histórias, então não vou contar pros meus filhos... Mas eles lerão, com certeza.

Harry Potter - J. K. Rowling
Definitivamente a coleção que mais me prendeu na minha adolescência. Eu lia loucamente, não sossegava enquanto não lia o livro todo. Eu lia cada livro em no máximo 3 dias... Os últimos demoraram mais porque são mais densos... Mas eu adorava ficar tentando adivinhar as coisas, sabia praticamente todos os feitiços de cor. E eu tinha um cabelo meio armadinho e era nerd. As pessoas me chamavam de Hermione Granger não sei por que... Só que no livro ela não ficava com o Harry Potter. Mas isso a gente releva.

O pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Mil frasezinhas que dão umas liçõezinhas muito boas. Eu li quando era criança, e li há uns dois anos... Nunca é a mesma coisa. Você sempre vai achar algo que muda sua maneira de ver as coisas.

O diário da Princesa - Meg Cabot
Sim, eu gosto. Qual o problema? Bom, quando comecei a ler, tinha a mesma idade da Mia. E as vezes me sentia que nem ela. Então acabei gostando muito. Isso sem falar no Michael "Maravilhoso" Moscovitz. E a Mia tinha muitas opiniões iguais às minhas, a gente se dava bem. Inclusive to relendo o último livro da série, me deu uma vontade absurda de ler alguma coisa, e era o único livro "virgem" da minha estante. Já que eu li esse livro em inglês, comprei em Português só depois, e to lendo agora ^^

Dom Casmurro - Machado de Assis
Esse me conquistou lá na oitava série, quando nem maturidade eu tinha pra ler Machado de Assis. Já li umas 8 vezes. E pulei quilômetros de altura quando soube que ia cair no vestibular quando eu prestei. Devorei umas 4 vezes só nos anos de vestibular. Capitu é minha heroína da literatura. É que as vezes eu sou que nem ela, na parte de ficar lidando com pessoas loucas que nem o Bento Santiago. Bentinho era maluco, um frouxo. Se Capitu traiu ou não, isso é problema dela. Mas que ela é esperta, isso é.

Razão e Sensibilidade - Jane Austen
Jane Austen é obrigatório. Fui meio relutante quanto a esse livro... Aí fui ler pra poder julgar. Acabei gostando, apesar de taaaaaaaaaaaaaaaaanta enrolação. E xinguei tanto os homens desse livro de canalhas, cachorros e etc... Mas depois fui ver que são aquelas mulheres tontas que são umas idiotas. Ficam se apaixonando pelo primeiro que aparece. Hunf. Me identifiquei muito com Elinor. Já fui um pouco Marianne, mas agora sou definitivamente Elinor. As vezes até mais racional que ela própria.

Budapeste - Chico Buarque
Teve uma questão de Inglês no vestibular da UNICAMP, se não me engano, sobre um trecho de uma crítica em inglês. Fiquei imediatamente curiosa pra ler. E pra dar uma chance ao Chico, também, que eu dizia que odiava. Definitivamente o melhor livro em língua portuguesa que eu já li. Sinto até inveja de como Chico trabalha as palavras. E como ele descreve Budapeste... E como ele conduz a história, de uma maneira tão confusa quanto os sentimentos de José Costa. Esse é meu atual livro preferido.

_________________________
* A lista original ia ter 10 livros.
Mas tem jogo da Argentina agora, preciso ir lá zicar nossos hermanos, né?

fuuuuuuui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário