25.3.12

Notificações (0)

Se tem uma coisa que me irrita é ver numerozinhos de notificações.
Não sossego enquanto não deixo meu RockMelt sem nenhum quadradinho vermelho.
Me irrita saber que tem alguma coisa ali; me irrita não saber o que é. Emails não lidos, mensagens sem checar, notificações idiotas do facebook que ficam tirando minha atenção.
Tem sempre 4 guias abertas no navegador. Twitter, Facebook, Gmail-1 e Gmail-2. E é só aparecer um "(1)" do lado que eu logo já estou checando, limpando. Só até essa frase, já mudei de guia pelo menos quatro vezes.
Isso ainda atinge níveis doentios no BlackBerry. LED piscando = inquietação. Tem uma barrinha abaixo do relógio que mostra notificações gerais. Redes sociais, calendário, ligações perdidas, mensagens não lidas... Checo a cada 10 segundos pra ver se está tudo lido, tudo respondido, se já sei de tudo. Não consigo me desligar dele; e fico perturbada e impaciente quando vejo o led piscando e não posso checar por estar conversando com alguém. Às vezes, em situações mais casuais com as pessoas mais chegadas, até consigo ler e responder mensagens e conversar sem prejudicar a atenção de uma ou outra coisa.
Mas pra que isso tudo?
Não consigo mais voltar a usar o Firefox. A borda de aplicativos do RockMelt me fez de escrava. Já desisti até do modo silencioso, ele me deixa ainda mais impaciente por não saber o que pode estar acontecendo.
Não consigo mais voltar a usar celulares normais. Aliás, até nos celulares normais eu tinha essa coisa doentia de não deixar nenhuma notificação sujar a tela inicial. E agora os smartphones se encarregaram de acabar ainda mais com meu sossego.
Pelo menos me recuso a ter um tablet. Não preciso. Não quero.
De qualquer jeito, a internet do meu BlackBerry não funciona. E nem corro atrás de resolver isso, pra não gastar ainda mais, e pra não levar essa neurose de notificações até pra longe de casa.

A que ponto estamos chegando?
Será que conseguimos viver sem tudo isso? Sem tecnologia? Sem checar a caixa de emails dezenas de vezes por dia? Sem postar qualquer coisa inútil no microblog ou promover sua imagem "politizada", sensível, perfeita e imaculada nas redes sociais?
Com quantas pessoas você consegue passar tempo de qualidade sem que um par de parênteses com número dentro te atrapalhe?
Quanto tempo você consegue passar sozinho sem checar alguma dessas coisas?

Por quanto tempo podemos descansar dessas notificações nos dias de hoje?
Sinto que a tendência disso tudo é piorar. Eu ainda não trabalho, nem sou dona do meu próprio nariz, não tenho conta bancária e não tenho uma vida muito burocrática pra administrar.

Se não consigo, agora, deixar algumas notificações pra depois, o que será de mim amanhã?

Nenhum comentário:

Postar um comentário