5.3.10

A vida é uma função polinomial

Pai Saulo¹ carimbou sua frase em minhas memórias durante o período tenso de primeira fase de vestibular, num momento em que eu achava que minha vida era simplesmente uma função estritamente decrescente. Portanto, ouvir que "a vida é uma função polinomial, cheia de altos e baixos, máximo e mínimo" não me convenceu muito, não naquele momento.
Primeiro, porque eu não tava entendendo lhufas de polinômios pela enésima vez. Segundo, porque em época de vestibular, essas coisas de psicólogos (e professores pseudo-psicólogos) simplesmente não fazem sentido. Terceiro, porque eu tinha quase certeza de que eu não passaria em faculdade nenhuma.
Mas agora que minha vida universitária foi quase completamente iniciada², posso dizer que entendo melhor essa teoria aparentemente simples que compara a vida a uma função matemática.

Para complementar minha argumentação, começarei com informações didáticas copiadas³ por mim mesma (god bless google):

Equação polinomial ou algébrica é toda equação da forma p(x) = 0, em que p(x) é um polinômio:
p(x) = anxn + an-1xn-1 + ... + a1x + a0 de grau n, com n ≥ 1.

(...)
As raízes de uma equação polinomial constituem o conjunto solução da equação.

Traduzindo: A vida (ou equação polinomial, ou função polinomial) é uma coisa extremamente complexa e esquisita que a maioria das pessoas não entende e/ou não sabe como usar e/ou usa incorretamente, achando soluções(raízes) erradas e/ou irreais e/ou absurdas (ou até mesmo não achando solução alguma). [adendo: acabo de "entender" porque tem gente que se suicida... essa teoria tá ficando melhor do que eu imaginava]

Como se trata de uma situação complexa, estudiosos formularam teorias que ajudam na sua solução:

Teorema Fundamental da Álgebra (TFA)
Toda equação polinomial p(x) = 0, de grau n onde n ≥ 1, admite pelo menos uma raiz complexa.

Traduzindo: em algum momento da vida (ou vários, pois existem funções polinomiais com infinitas soluções complexas, ou só com soluções complexas) teremos que tomar decisões difíceis, ou passaremos por situações em que a única solução é uma coisa extremamente complexa. Pra complementar, uma breve explicação sobre soluções que envolvem números complexos:


Os números complexos são escritos na sua forma algébrica da seguinte forma: a + bi, sabemos que a e b são números reais e que o valor de a é a parte real do número complexo e que o valor de bi é a parte imaginária do número complexo.

A existência de uma parte real e uma parte imaginária em números complexos não acontece por acaso. Uma situação complexa é sempre formada por fatores reais, conjunturais e quase inevitáveis, e por fatores imaginários, que são aqueles momentos onde a gente se volta pra si e tenta justificar a parte real, ou amenizar suas consequências.

Agora, pra terminar, uma consideração que, apesar de simples, daria assunto pra páginas e páginas de teoria...

Com os polinômios podemos efetuar todas as operações: adição, subtração, divisão, multiplicação, potenciação.



Como quase ninguém vive sem se relacionar com as pessoas (com algumas exceções..........), pode-se relacionar vários aspectos do relacionamento entre seres humanos com essa consideração.

Você pode adicionar polinômios, criando funções ainda maiores, e como todos os seres humanos estão relacionados (seja por especiação ou pela teoria de criaçao ou evoluçao que cada um acredita...), eu acredito que a soma de todos os 6 bilhões de funções polinomiais forma uma função de coeficientes infinitos, que só UMA pessoa entende e sabe operar devidamente com ela.
Subtrair pessoas da nossa vida também é possível. Por nós mesmos, que ignoramos ou julgamos, ou por quem detém o controle de todo o polinomio vital. O que também seria assunto pra subteorias relacionadas.
Dividir seu polinômio com o polinômio de alguem, ou vice-versa (isso soou feio, mas nao pensem coisas feias) é algo bonito de se fazer. Tem tanta gente que precisa saber de algumas coisas... (preguiça de explicar isso...)
Multiplicação, enfim... deve ser o modo como surgem tantos novos polinômios diariamente nesse mundo...
E potenciação é algo que eu nunca parei pra pensar. Seu controle deve ser (ou é mesmo) intangível a maos humanas.

Espero que com um semestre de cálculo eu possa reescrever tais considerações e acrescentar mais de minhas próprias teorias.
Achei propício relembrar os ensinamentos tão coerentes e freudianos de nosso querido pai Saulo, cujas aulas eu não mais assistirei, infelizmente (ou não, hehe).
E que venham as teorias politicamente corretas do meu professor italiano! de cálculo :)

______________
¹ Pai Saulo: professor de matemática do OBJETIVO (vale o merchan...)
² iniciada: agora que eu to com uma p*** dor de cabeça da festa de ontem
³ copiadas de http://www.brasilescola.com/matematica todos os créditos reservados.

3 comentários:

  1. de repente, me senti inteligente de novo...

    ResponderExcluir
  2. "Aquele que a vida deriva conhecerá seus máximos, mas tambem seus minimos. Pois a vida desconhece um sem a presença do outro."

    algo do tipo... tudo tem seu momento de ascenção, apogeu e queda...

    hmmm bom, em momento de queda não estou rs

    by Fi

    ResponderExcluir
  3. deeeeeeeeeeeeus me livre de derivar a vida... esse trem é dificil demaaaaaais!

    ResponderExcluir