11.10.09

Sweet home Campinas

Eu queria desesperadamente voltar. Quis tanto que voltei.
Os dez anos que fizeram desse lugar minha casa já não falam mais alto que os dois anos que me afastaram de lá. Tanto quis que Campinas me conquistasse definitivamente... e três meses conseguiram fazer ainda mais.
Três meses longe do lugar onde eu morava me fizeram ter certeza de que esse lugar nunca foi, de fato, minha casa.
Passos me traz muita alegria e saudades e família e abraços e amigos e momentos bons. Hoje eu entendi que amo Passos como nunca amei. Sempre amei as pessoas, amigos e família, e o aprendizado e etc. Mas o lugar era completamente errado pra mim.
10 anos me sentindo um peixe fora d'água fizeram de mim uma pessoa casmurra. Era mais chata, mais feia, mais insuportável e mais pessimista. O sonho que tinha era sair de lá. Era São Paulo, Nova Iorque, Orlando, Miami, Campinas... Conheci as primeiras quatro cidades, realizei sonhos de infância. Mas foi na última que eu me descobri. Me encontrei tão completamente em Campinas que qualquer outro lugar no mundo é só passeio.
Voltar a Passos nesse fim de semana só me fez ter certeza de que, aonde quer que eu esteja, Campinas sempre será minha casa.
Não menosprezo Passos. Fazia isso quando morava lá. Nunca amei Passos, mas hoje eu amo. Eu amo minha família e meus amigos que estão lá. Até as cigarras chatas que não me deixam dormir eu aguento. Só o calor infernal e aquele ar parado e abafado; e aquele Barbaro defumador de cabelos; só isso ainda ficou de ruim. O resto (até a falta de opções de sair) eu aguento.
Mas Campinas criou raízes em mim. Criou até uma vontade louca de passar na UNICAMP. Poucas coisas ficaram faltando para me fixar na Princesa d'Oeste. Hoje eu senti que a transição foi feita. Agora eu tenho a única coisa que me faltava pra que Campinas se fixasse em mim.
Campinas é minha casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário